Um prato colorido é quase sempre garantia de estarmos ingerindo, na dose certa, os nutrientes necessários ao nosso organismo. São eles as vitaminas, as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as fibras e os sais minerais. Quanto mais colorido, mais saudável: então, lembre-se de colocar sempre no prato uma boa dose de verde – verduras e legumes crus ou cozidos (vitaminas e sais minerais); uma bela pincelada de tom solar, como o vermelho da carne ou o amarelo ovo (representando as proteínas) e, para completar, cores clarinhas, beges, amarelinhos, o branco – presentes no pão, nas massas e arroz (carboidratos) ou tons suaves de roxinho, verdes claros, beges dourados, como o feijão, a lentilha, a soja (leguminosas ou grãos) e a aveia, farinhas (os cereais, sempre fundamentais).

Para beber, suco de frutas de todos os tons (grande fonte de vitaminas). Experimente, a cada dia, variar seu prato substituindo os alimentos: tente não repetir os legumes, as verduras e as frutas do dia anterior; substitua a carne vermelha por frango ou peixe; procure comer, ao máximo, os vários tipos de grãos disponíveis – lentilha, ervilha, feijão, grão de bico, soja, entre outros. A cada dia, novas combinações de cores e de ânimos no prato.

Para se elaborar um prato colorido, contendo todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, devemos prepará-lo combinando alimentos de diferentes tipos:

Alimentos construtores: ajudam na construção do corpo como os tijolos são necessários em uma casa. Isto é, são necessários para o crescimento.  Ex: proteína animal: carne, peixe, leite, ovos, queijo; proteína vegetal: soja, ervilha, lentilha, feijão, amendoim.

Alimentos energéticos: são como lenha na fogueira, e combustível para a máquina (fornecem energia). Alimentação só com este tipo de alimento (pouca proteína), enfraquece o corpo. São alimentos ricos em gordura, açúcar (óleo, mel, leite, manteiga e doces; arroz, trigo, macarrão, batata doce, canjica.) e carboidratos.

Alimentos reserva de energia: gorduras e óleos.

Alimentos que protegem: protegem e ajudam o corpo a trabalhar (funcionar). frutas, verduras (vitaminas e minerais), leite, fígado e peixe.

Fonte: Livro  Comida que Cuida – Dicas de alimentação durante o tratamento de câncer

Data de publicação: 08/11/2009

 

1 Comentário para Alimentação saudável: o prato colorido é bonito e é sinônimo de saúde

  1. Lindóia Branco disse:

    amei a dica, tinha uma sobra de arroz e aproveitei c/legumes, milho, ervilha e frango ficou legal.
    abraços

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias