Você sabia que 70% dos diabéticos têm problemas cardiovasculares?

Pois bem, quando resolvemos nos tornar adeptos de uma alimentação mais saudável, vemos que os benefícios são muitos, mas há muitas dúvidas em relação a o que comer, qual a quantidade certa e o que evitar mediante o problema encontrado. A situação piora quando nos deparamos com mais de um problema (hipertensão e diabetes, por exemplo).

Já é sabido que cada caso deverá ser analisado individualmente e é fundamental o acompanhamento de um médico e/ou de um nutricionista. Entretanto, em linhas gerais podemos dar dicas de especialistas, que na maioria das vezes, surtem um bom efeito no tratamento.

Alguns alimentos são perfeitos. Outros podem ajudar a diminuir a absorção de glicose no seu organismo. Tem surpresas ótimas na lista fornecida pelo livro Comida que Cuida 3:

 

Os bonzinhos da dieta para diabéticos:

 

Chá, chá verde, água mineral, refrigerantes diet, light ou zero, gelatina diet, tudo isso pode ser à vontade. Café é ótimo, mas liberado mais ou menos, desde que a dose não ultrapasse quatro xícaras diárias.

 

Adoçante: está liberado, sim, mas quem tem pressão alta – e são muitas as chances de você ter – não deve usar os que contêm ciclamato de sódio, que faz subir a pressão arterial.

Verduras: bem, se você, quando criança, fugia das verduras e, depois de crescido e independente, determinou que no seu cardápio doméstico só entrariam arroz, feijão, carne e batatas em todas as suas variações, vai ter de aceitar o fato. Teve infarto, em boa parte, porque faltou verde na sua vida. Agora, não precisa torcer o nariz para se submeter a contragosto à vida saudável. Verduras, cruas ou cozidas, com molhos diferentes, de iogurte com ervas, de mostarda com azeite e pouco sal, de limão, azeite e uma pitada de alecrim, ganham graça impensada para carnívoros.

Fibras: as fibras nos grãos integrais, nas cascas de frutas e nas verduras evitam a medonha prisão de ventre e ajudam a prevenir o mau colesterol.

Proteínas: carnes magras, leite desnatado, queijos magros – uns 15% da sua alimentação diária devem conter proteína. Elas dão energia, são essenciais para os músculos e ainda ajudam a retardar a absorção da glicemia.

Os vilões da história:

Açúcar: é energia, é essencial para o seu corpo, mas o excesso dele, você já viu, causa grandes problemas. Pode arriscar um doce de vez em quando, uma massa incrível, mas sempre meça a glicemia, antes e depois.

 

Frituras: inimigas número um do colesterol bom, têm um pequeno ponto a favor no caso do diabetes: só 10% da gordura entram no corpo como açúcar, e uma pitada de gordura na refeição faz com que a glicemia leve mais tempo para ser absorvida. Mas fritura, no seu caso, só se for uma exceção. Uma fritura de vez em quando, para entrar como uma porção extra de glamour no cardápio, pode. Não mais do que uma: gordura é um perigo para quem tem problemas cardiovasculares. E, cá entre nós, não faz bem para ninguém.

Alimentos embutidos: já falamos disso no capítulo do colesterol e no da hipertensão. Frios na linha mortadela, salame, presunto; carnes, como lingüiça e salsicha, são bandidos pesados, que andam em quadrilha e só maltratam o organismo: têm gordura em excesso, sal em excesso, conservantes em excesso. Antes que você rebata com “têm gostosura em excesso também”, lembre-se de que pode comer uma vez ou outra, mas muito, muito raramente. Existem milhares de outras gostosuras por aí.

Veja também a Dieta DASH para controlar a hipertensão!

Data de publicação: 16/11/2009

27 Comentários para Diabéticos e hipertensos, o que podem e o que não podem comer?

  1. osmar disse:

    Fico muito grato por estas dicas sobre diabetes , isto é de grande valia para nós que precisamos de certas receitas até mesmo para comer , isso nos ajuda muito Obrigado !!!!!!

    Pr:osmar Fernandes Gonçalo ……DEUS ABENÇOE ….FIK NA PAZ …..

  2. ivonete leme do prado disse:

    e bom saber das coisa porque tenho diabete .

  3. José Silva Ferreira disse:

    foi de muita importancia, porque quanto mais informação sobre diabetes melhor, principalmente para as pessoas que tem a doença, obrigado valeu mesmo!

  4. jacqueline disse:

    OLA …MINHA MAE TEVE 2 AVC POR CAUSA DA DIABETES E PRESSAO MUITO ALTA….AGORA TEMOS QUE MUDAR TODA SUA ALIMENTAÇAO E COM ESSAS DICAS VAO AJUDAR MUITO….OBRIGADA

  5. Tânia Miranda disse:

    Olá, meu namorido fez uns exames e constatou que ele está com a taxa de açucar no sangue um pouco acima do normal 106, gostaria de receber algumas dietas, por favor preciso da ajuda de vcs. muito abrigada.

  6. ana disse:

    Gostaria de recebe receitas para diabetico pois nao sei

  7. luciana disse:

    estou com meu filho enternado no japao por favor me ajudem cardapio para criancas com diabete….ele tem 7 anos me ajudem a taxa ta alta demais;;;;me ajudem almoço janta e principalmente a porçao de cada coisa e as calorias ….e a porçao da mistura

  8. Spessattinha :D disse:

    Meu iermão tem glicose alta,mas nós não sabemos o que ele pode e não pode comer ! Com isso nós vamos melhorar nossa alimentação! Obrigada ! :-)

    • luiz alberto rodrigues guimaraes disse:

      Tenho 58 anos, e tenho glicemia acima do normal… 120 as vzs…
      Gostaria de receber cardápio pra melhor me alimentar…moro na Faz.,carne e queijo branco, e o q tenho de fartura, mas legumes ñ gosto muito, to vendo q ta tdo errado…
      Ats.
      Luiz

  9. Ana Luiza Puzzovio disse:

    Gostaris de sugestões de cardápio para mim, tenho diabetes e sou hipertensa.
    Obrigada

    Não ligo muito pra doce, mas uma pizza , um macarrão NOSSA SENHORA. MAMMA MIA!!!! que pena que não pode sempre

  10. Moises almeida da silva junior disse:

    preciso de dietas para diabeticos com hipertençao e que ja teve avc

  11. Gislaine disse:

    Gostaria d receber por email receitas para quem é diabetico e hipertenço.Tenho muitas duvidas e não queria q ele comece sempre a mesma coisa,desde ja agradeço.

  12. quais sao as comidas adequadas para idosos com hipertensao?

  13. junior disse:

    gostaria de receber por e-mail, uma dica de que um diabete pode comer pois foi constatado nessa semana que a tinha, desde de ja obrigado pela atenção.

  14. paulo roberto disse:

    tenho diabétes e hipertenção mas gosto muito de comer. como se alimentar corretamente, tomo frequetemente refri dit ou zero,pode ser a vontade?. abrigado.

  15. Sandra cairo disse:

    Gostei muito interresante a reportagem.

  16. aero mendes disse:

    ontem fui ao hospital pra saber o porque minha vista estava embassada[turva] fiz um exame de glicemia e de 561 eu fiquei horrorizado pois nao sabia que estava iniciando na doença so sai de la quando foi para 217 mesmo assim continua alta mais daqui pra frente vou controlar

  17. Gostei muuitoo de visitar esta pagina pra mim foi muito esclarecedor me ajudou muito!!

  18. zára novaes disse:

    estou com a taxa de diabeta alta apesar de estar fazendo tudo que o medico recomendou .
    Tomo a noite 20 unidades de insulina Levenir ,mas a taxa não abaixou .
    gostaria de um chá para diabete .

  19. Magda Santos disse:

    Bom dia! Gostaria de receber receitas das refeições diárias para meu pai. Ele é hipertenso e diabético, segundo os médicos emocional, mais ainda assim ele dá algumas escapadas com a alimentação por ser muito teimoso (tem 75 anos). Agradeço desde já.

  20. Magda Santos disse:

    Gostaria de receber receitas para meu pai. Ele é hipertenso e diabético,ele dá algumas escapadas com a alimentação por ser muito teimoso (tem 75 anos). Agradeço desde já.

  21. Nos últimos três anos passei a conviver com hipertensão.Agora tomei conhecimento estou diabético(valor 139). Tenho 64 anos, 1,62 de altura e peso 110 kg. Qual seria o tratamento e qual a alimentação ideal para controlar as duas situações? Obrigado

  22. eudo pereira disse:

    Precisamos nós de uma certa forma leigos em saúde de sites que nos auxiliem pois a nossa saúde pública brasileira merece ser extinta de tão ruim

  23. ana disse:

    pergunta sou hipertensa posso comer batata doçe

  24. Eu sou dibetico foi descoberto no ano de 2000 e agora comecei aperder peso

  25. kayala disse:

    Sou hipertensa e gostaria de receber dicas de receitas saudaveis.obrigado

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias