Salgado preferido dos brasileiros é presença garantida em festinhas de aniversário

Diz a lenda que a coxinha como conhecemos hoje surgiu por causa de um capricho de menino. A história se passa na época do Império: a tal criança, mimada e enjoada para comer, só gostava de coxas de frango. Um belo dia, as cozinheiras se desesperaram: o ingrediente estava em falta e a solução encontrada foi preparar uma massa à base de farinha de trigo, moldar em formato semelhante ao de coxas de galinha e rechear com o resto de frango do almoço. O menino adorou e o resto do País também.

Os menos literários preferem dizer que as coxinhas nada mais são do que uma variação tupiniquim dos croquetes europeus. Lendas à parte,  todo mundo concorda que os petiscos dourados pela fritura, de casquinha crocante e recheio temperado, são irresistíveis. Apesar de ser famoso pelo tradicional recheio de frango, esse famoso quitute pode ser encontrado com os mais diversos e excêntricos recheios, como costelinha de porco, rabada com parmesão e feijoada.

Para quem gosta desse delicioso salgado não pode deixar de experimentar a coxa creme e a tradicional coxinha de frango da Confeitaria Romana que foi eleita pela Revista Veja Comer & Beber 2011 como o melhor salgado de Campinas. A coxa creme e a coxinha tradicional são oferecidas por R$ 4,00 a unidade. Você também pode ter o sabor da Romana na sua casa, com a encomenda das mini-coxinhas por R$ 46,00 o kilo.

coxinha de frango

Coxinha de Frango Tradicional

Ingredientes:

4 tabletes de caldo de galinha

1 Kilo de peito de frango

300 gramas de batata

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola ralada

150 gramas de manteiga

5 xícaras (chá) de farinha de trigo

Salsa a gosto

4 ovos batidos

Farinha de rosca para empanar

 

Modo de fazer:

Recheio

Coloque em uma panela seis xícaras (chá) de água, três tabletes de galinha, o peito de frango, as batatas e leve ao fogo, mexendo até os tabletes desmancharem. Deixe cozinhar até ficar macio. Esprema as batatas ainda quentes e reserve-as. Reserve também o caldo do cozimento. Desfie o frango. Em uma panela, aqueça o óleo e doure levemente a cebola

Junte o frango desfiado, o tablete de caldo restante e deixe refogar bem, mexendo sempre, até ficar bem sequinho. Acrescente a salsa  misture e deixe esfriar.

 

Massa

Em uma panela grande, coloque as batatas espremidas, o caldo reservado (deve dar 5 xícaras de chá; caso falte, complete com água), junte a manteiga e deixe levantar fervura. Polvilhe a farinha de trigo, mexendo sempre, até obter uma massa homogênea. Cozinhe por mais uns minutos, mexendo fortemente. Despeje sobre uma superfície e sove a massa delicadamente até esfriar.

 

 

Confeitaria Romana

* Barão Geraldo

Rua Maria Tereza Dias da Silva, 790

* Cambuí 24 Horas

Rua Cel. Silva Telles, 463 Fone: (19) 3252 – 7000

D. Pedro

Entrada das Águas Fone: (19) 3209 – 0171

Por Mayara Veiga – Jornalista
mayara@gargantini.com.br
Gargantini Comunicação

Data de publicação: 29/08/2011

 

2 Comentários para Confeitaria Romana tem a melhor coxinha de frango

  1. Adorei a receita da coxinha, não sabia que tinha uma historia.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias