0 comentários fechados

Seleção dos 50 botecos paulistanos vai contemplar todas as regiões da cidade
Primeiro e maior concurso gastronômico do país, originalmente de Belo Horizonte, o Comida di Buteco chega agora a São Paulo para selecionar 50 estabelecimentos que irão concorrer ao melhor petisco em evento marcado para junho. Uma das novidades para 2012 é a parceria estabelecida com o Sebrae SP, que garantirá qualificação e capacitação a todos os participantes. Atualmente, o concurso acontece em oito estados brasileiros e, a partir de 2012, com a entrada na capital paulista, serão 16 cidades incluídas no roteiro.

Comida Di Buteco

A sede escolhida para o lançamento oficial da edição paulistana do Comida di Buteco foi o Mercado Municipal. Os organizadores do evento, Eduardo Maya, Maria Eulália Araújo, Ronaldo Perri e Flávia Rocha, apresentaram à imprensa, patrocinadores, parceiros e convidados, as diretrizes do concurso, além de relembrar a trajetória e estatísticas do evento.

A co-fundadora do Comida di Buteco, Maria Eulália Araújo, destacou os critérios que estão norteando a seleção dos 50 bares que representarão a gastronomia paulistana. Serão escolhidos 10 botecos de cada uma das cinco regiões da cidade, com tira-gostos emblemáticos, proprietários envolvidos no cotidiano do estabelecimento e bom atendimento. Seu sócio, Eduardo Maya, está visitando centenas de candidatos em todos os cantos da capital. Para ele, é essencial que as primeiras edições do concurso retratem o gosto do público paulistano e as principais características da culinária de raiz local.

A diretora de turismo e entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, representante do prefeito Gilberto Kassab, declarou que a capital está bastante otimista com as perspectivas sócio-culturais e econômicas que o Comida di Buteco trará à cidade. Segundo ela, “São Paulo vai bombar” no cenário nacional e até “desafiou”, em tom bem-humorado, as outras capitais participantes. Além dela, estiveram presentes representantes da Abrasel, Pepsico e Unilever.

A dinâmica

Em 2012, o Comida di Buteco será realizado, simultaneamente, a partir do dia 13 de abril, em 15 cidades: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG).

Em São Paulo (SP), na sua primeira edição, o Comida di Buteco acontece em data especial: dia 1º de junho.

Cerca de 400 botecos vão participar em todo o Brasil. Em Minas Gerais, o queijo será tema para os tira-gostos criados pelos donos de botecos. Em Goiás, os ingredientes são o barú, a gueroba e o milho. Nas demais cidades, o tema será livre.

Os estabelecimentos que participam do Comida di Buteco são selecionados previamente pelo idealizador do evento e gastrônomo Eduardo Maya. Anualmente, ele visita em torno de mil botecos em busca dos melhores candidatos. Na dinâmica do concurso, cada boteco deve criar um tira-gosto para participar. Em São Paulo, os participantes ainda não precisarão exercitar a criatividade por causa do concurso, já que serão selecionadas receitas do cardápio vigente. Os petiscos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem nos 10 anos subsequentes a cada edição. Público e jurados percorrem os botecos e, além do tira-gosto, avaliam com notas de 0 a 10 a higiene do local, atendimento e temperatura da cerveja. O peso do júri e do público é de 50% cada. E a cada edição do concurso, 20% da base de botecos é renovada, de acordo com a classificação geral.

Serviço:

Comida di Buteco 2012

Cidades participantes: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG).

Datas: Em São Paulo, dia 1º de junho de 2012. Demais cidades, em 13 de abril de 2012.

Informações gerais: www.comidadibuteco.com.br

Fonte: IDEARIA – comunicação & criação de conteúdo
fone: +11 3061.3121
Luciana Ribeiro (Luciana.ribeiro@idearia.com.br/ + 11 8884.3636)

Data de publicação: 29/12/2011

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias