0 comentários fechados

O Comida di Buteco vai até o dia 9, sendo a saideira 15 e 16 de maio. São 41 bares que participam com petiscos (entre R$ 13,90 a R$ 20,90) criados especialmente para o evento.

Este ano o ingrediente escolhido foi o jiló, que aparece de um jeito diferente em cada criação. No Autêntico´s Bar o destaque é o jilombo de tataxi (lombo com abacaxi, acompanhado de batata e capponata de jiló). Por sua vez, o Bar do Antônio prepara o tá no jiló (jiló gratinado com bolinhos de linguiça e carne-de-sol). O prosa de Minas é a sugestão do Café Palhares. Ele é feito com língua ao molho e purê de ervilha e bacon, acompanhado de fatias de pão francês e pão de jiló.

No Escritório da Cerveja, o comensal pode experimentar o dueto árabe com um toque de Minas (quibes de carne-de-sol e conserva de berinjela com jiló à moda do Escritório). O Família Paulista apresenta o nona em BH (fígado bovino ao molho, acompanhado de lasanha de jiló).

No primeiro dia do concurso, o bar sede do Arte e Cultura foi o Bar do Dedinho, onde aconteceu a exposição chamada Confidencial, da artista Mirele Brant. Mirele é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard/Uemg e em Estilismo e Modelagem do Vestuário pela UFMG, e sua exposição faz uma leitura contemporânea da ilustração de moda antiga na pintura, utilizando a técnica de tinta acrílica e resina sobre MDF.

Além da gastronomia, outra proposta do Comida di Buteco 2010 é levar ao seu público a cultura de maneira democrática. Neste ano, além dos pratos e da cerveja gelada, o festival também contará com eventos que valorizam os artistas contemporâneos.

A programação inclui exposições, intervenções audiovisuais e shows de música brasileira. Dessa maneira, o Comida di Buteco pretende expandir os horizontes para seu público descobrir que o garçom de todo sábado é também ceramista, que a rua de um buteco pode servir de cenário para uma sessão de curtas metragens, e que a música de jovens artistas pode ter muita qualidade.

Neste ano, o Circuito Arte e Cultura acontecerá em nove dos 41 estabelecimentos participantes do festival, sendo um por regional de Belo Horizonte (veja programação abaixo)

O trabalho de curadoria, desenvolvido por Leonora Weissmann e Sâmara Santana, ambas artistas plásticas com mestrado pela Escola de Belas Artes da UFMG, privilegia jovens músicos, artistas e cineastas que apresentam diferencial em sua expressão artística.

Com três shows (chorinho, música instrumental e música regional), cinco exposições de artes visuais (Pintura, Cerâmica, Gravura, Artes Gráficas e Fotografia) e uma apresentação de Curtas na Rua, o Comida di Buteco confirma sua vocação democrática para a gastronomia e para a cultura.

A melhor notícia é que o circuito começa já nessa sexta-feira, junto com a estréia do Comida di Buteco na capital mineira. A primeira atração acontecerá no Bar do Dedinho e será a exposição de pintura chamada Confidencial, da artista Mirele Brant.

Confira a programação completa (clique no nome do bar para saber o endereço):

REGIONAL EVENTO LOCAL DATA/HORA
Pampulha Pintura – MIRELE BRANT Bar do Dedinho 09/04 às 20:00
Centro Sul Cerâmica – ALEX SANTANA Estabelecimento 15/04 às 20:00
Venda Nova Fotografia – ANDRÉ TANURE Bar do João 16/04 às 20:00
Nordeste Música Instrumental – RAMO Barção Moreira 17/04 às 20:00
Barreiro Música regional – GABRIEL SATER (partic. Gabriel Guedes) Bar do Rei 20/04 às 20:00
Noroeste Gravura – HELOÍSA ETELVINA Bar do Véio 22/04 às 20:00
Leste Filme – CURTAS NO BUTECO Bar Temático e Bartiquim 24/04 às 20:00
Oeste Artes Gráficas – JÚLIO ABREU Pé de Goiaba 29/04 às 20:00
Norte Chorinho – PIOLHO DE COBRA Curin Bar 08/05 às 20:00

Os interessados podem ver todos os petiscos acessando o site do Comida di Buteco.

Fonte: Comida di Buteco – Blog

Data de publicação: 13/04/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias