0 comentários fechados

Uma belíssima sacada tem tudo para se transformar em evento com vida longa… A intenção é mostrar a gastronomia nas suas muitas percepções: visão (na forma de cinema), paladar (reunindo bons restaurantes), conhecimento (com palestras e workshops). O resultado é o festival que está sendo produzido pela ‘Objeto Sim Projetos Culturais’, com curadoria do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi, e que será realizado na cidade goiana de Pirenópolis, entre os dias 16 e 19 de setembro. 

Durante quatro dias, o primeiro festival brasileiro dedicado à cultura ‘Slow Food’ vai exibir filmes de países como Irã, Hungria, Sérvia e Dinamarca. Sem falar nas produções brasileiras, como o documentário inédito ‘Ouro Negro da Floresta’, sobre o cultivo do açaí no Pará. Ou também ‘Seu Bené vai pra Itália’, que conta a vida de um lavrador paraense considerado referência na fabricação da farinha de mandioca. 

Entre as produções internacionais, títulos como ‘Ainda há pastores?’, do português Jorge Pelicano, realizado na Serra da Estrela, famosa em todo o mundo pelos queijos locais. Sem falar em animações como ‘Backwards Hamburger’, que mostra o caminho percorrido por um hambúrguer – da vaca ao pão!! 

O palco principal do evento será o ‘Cine Pireneus’, com sessões diárias e gratuitas. De Brasília, dois craques da gastronomia estão confirmados. Nosso chef decano Francisco Ansiliero estará por lá no dia 18 para uma palestra sobre vinhos – logo em seguida à exibição do documentário ‘Vinho de Chinelos’ (sobre a vitivinicultura do Rio Grande do Sul). Já o mineiro Jorge Ferreira – detentor de 12 casas na capital – vai evocar suas raízes e levar a Pirenópolis conterrâneos seus da cidade de Cruzília (famosa no País como pólo produtor de queijos artesanais). 

A escolha da cidade goiana (cerca de 150km de Brasília) não foi ao acaso… Pirenópolis possui um importante pólo gastronômico ligado à cultura ‘Slow Food’ na região, com locais como a ‘Fortaleza do Baru’, o santuário ecológico ‘Vagafogo’ e a ‘Fazenda Babilônia’.

 Fica a sugestão e a expectativa que já na primeira edição o festival comprove a força da gastronomia, do cinema e do empreendedorismo de empresas brasilienses como a ‘Objeto Sim Projetos Culturais’. 

Dica:
De 16 a 19 de setembro. Local: Cine Pireneus (Pirenópolis/ GO). Sessões às 16h30 e às 20h30. Entrada franca. Informações: (61) 3343. 8891.

Produção e realização: Objeto Sim (61) 3443. 8891. Fax (61) 3242-9805.

Fonte: Dicas da Capital

Data de publicação: 12/08/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias