0 comentários fechados

Reunindo comida, cultura, música e sustentabilidade, a 6ª edição do evento faz homenagem à mandioca, grande estrela da cozinha caiçara

Novembro está sendo o mês da gastronomia e da cultura em Paraty! Até o dia 16, a cidade recebe a Folia Gastronômica, evento sem fins lucrativos que veio para aquecer o turismo gastronômico e cultural na região. Reunindo comida, cultura, música e sustentabilidade, a 6ª edição do evento faz homenagem à mandioca, grande estrela da cozinha caiçara. Durante o fim de semana de 14 a 16 de novembro, os visitantes poderão participar de aulas temáticas e degustações com renomados chefs da cozinha regional, vindos de diversas regiões do país. Ao todo, serão 15 aulas com variados temas, nos três dias de programação. Dentre os chefs convidados, cinco são associados da Boa Lembrança: Mônica Rangel (Gosto com Gosto, Visconde de Mauá /RJ), César Santos (Oficina do Sabor, Olinda/PE), Wanderson Medeiros (Picuí, Maceió/AL), Tereza Paim (Terreiro Bahia, Praia do Forte/BA) e Teresa Corção (O Navegador, Rio de Janeiro/RJ).

Folia Gastronômica

As aulas da Folia Gastronômica serão ministradas em um auditório para 100 pessoas com cozinha e telão onde os chefs convidados apresentam suas receitas com degustações para todos os presentes. Às 12h do dia 14 de novembro, a chef Mônica Rangel vai ministrar o curso “A cozinha mineira, emotiva e atual”. Às 16h será a vez de César Santos, com a aula “Comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa, pra fazer farofa-fá”. Às 20h do mesmo dia, o chef Wanderson Medeiros vai falar sobre a sua Nova Cozinha Nordestina na aula “Pirando no pirão: com galinha, queijo coalho, caranguejo e muito mais”. No dia seguinte, a chef Tereza Paim vai se apresentar às 9h com o curso “O que é que a baiana tem?”. Já a chef Teresa Corção irá ministrar sua palestra às 16h seguindo o tema “Na trilha das farinhas de mandioca”.

Circuito Gastronômico

O evento traz ainda o Circuito Gastronômico, onde cerca de 30 restaurantes e cafés vão oferecer receitas exclusivas. Os clientes que provarem das opções do Festival serão presenteados com um prato da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Comandado pela chef Ana Bueno, o restaurante Banana da Terra é conhecido pela sua qualidade e por privilegiar ingredientes frescos, produtos da terra e mesclar sabores da cozinha regional com receitas de autor. Durante o evento, a casa vai oferecer aos visitantes o delicioso filé mignon de carne de sol curada na casa com nhoque de mix de mandioquinha e mandioca, envolvido em marmelada de cebola e queijo cremoso, e delicado crocante de aipim e ervas coletadas na mata local! O restaurante é um dos associados da Boa Lembrança e está localizado no Centro Histórico, funcionando nas segundas, quartas e quintas, das 18h às 24h e sextas, sábados e domingos, das 12h às 16h e das 19h às 24h.

O evento é realizado pelo Polo Gastronômico de Paraty, em parceria com a Sinal Construtora, Prefeitura Municipal de Paraty, Governo do Rio de Janeiro, Sesc, Eletronuclear, Sebrae e GNT; com o apoio do Senac, SSValle, Águas de Paraty, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Principado Louças e GV Food; além disso conta com o apoio institucional da Casa da Cultura de Paraty. Mais informações pelo site www.foliagastronomica.com.br.

chefs boa lembrança

VI FOLIA GASTRONÔMICA DE PARATY
Quando: De 1 a 16 de Novembro de 2014
Local: Praça da Matriz – s/n° – Auditório Tenda, 0 0 – Centro Histórico – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (24) 3371-1670

ARBL NA FOLIA GASTRONÔMICA
14/11 – AULAS COM DEGUSTAÇÃO
12h: Mônica Rangel (Gosto com Gosto, Visconde de Mauá /RJ). Tema: A cozinha mineira, emotiva e atual.
16h: César Santos (Oficina do Sabor, Olinda/PE). Tema: Comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa, pra fazer farofa-fá.
20h: Wanderson Medeiros (Picuí, Maceió/AL). Tema: Pirando no pirão: com galinha, queijo coalho, caranguejo e muito mais.

15/11 – AULAS COM DEGUSTAÇÃO
9h: Tereza Paim (Terreiro Bahia, Mata de São João/BA). Tema: O que é que a baiana tem?
16h: Teresa Corção (O Navegador, Rio de Janeiro/RJ). Tema: Na trilha das farinhas de mandioca.

CIRCUITO GASTRONÔMICO
Restaurante: Banana da Terra, comandado pela chef Ana Bueno
Prato do evento: Filé mignon de carne de sol curada na casa com nhoque de mix de mandioquinha e mandioca, envolvido em marmelada de cebola e queijo cremoso, e delicado crocante de aipim e ervas coletadas na mata local
Quando: de 1 a 16 de novembro
Endereço: Rua Dr Samuel Costa – Centro Histórico
Telefone: 3371-1725
Funcionamento: nas segundas, quartas e quintas, das 18h às 24h e sextas, sábados e domingos, das 12h às 16h e das 19h às 24h

Por: Gastrô Comunicação

Data de publicação: 12/11/2014

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias