0 comentários fechados

O chef leva pela primeira vez ao evento o conceito da sua Nova Cozinha Nordestina

No período de 22 a 31 de agosto será realizada a 17ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Para este ano, foram percorridos mais de 11 mil quilômetros pelo Brasil em busca de ingredientes e produtos típicos das regiões brasileiras. A pesquisa resultou em um evento único com 60 cursos de gastronomia, 74 atrações artísticas, 12 jantares com chefs de renome nacional e internacional, ações com restaurantes na praça, além de lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos.

O chef Wanderson Medeiros do restaurante Picuí, de Maceió (AL), é um dos nomes de destaque do Festival. Esta é a primeira participação do chef no Festival mineiro, trazendo ao evento o conceito da sua Nova Cozinha Nordestina, estilo gastronômico que valoriza a os sabores da culinária do nordeste e investe em preparações mais delicadas e contemporâneas.

No dia 30, Wanderson estará à frente do Jantar Alagoas no restaurante Via Destra com um menu-degustação harmonizado. De entrada, queijo coalho na manteiga de garrafa flambado com cachaça e licor de laranja. Para o primeiro prato, o delicioso pescado com azeite de urucum sobre sururu ao leite de coco e farofa de castanhas brasileiras. Já o prato principal vai ser a tradicional costelinha de sol prensada ao molho barbecue e cebolas ao vinho com purê de abóbora. De sobremesa, o chef preparou o surpreendente sorvete de rapadura com fios de mel de engenho e farofa de canela.

Já no dia 31, o profissional vai ministrar o curso “Desmistificando carnes secas”. A aula terá capacidade para 70 pessoas e será realizado às 13h na Pousada Escola Senac, durante o III Fórum Senac – Gastronomia e Cultura.

restaurante picui Surubim com sururu

Menu Jantar Alagoas com Wanderson Medeiros

Entrada: Coalho em chamas (queijo coalho na manteiga de garrafa com tomate seco e manjericão flambado com cachaça)
Harmonização: Espumante Jaillance Crémant de Die, França
Primeiro Prato: Pescado ao sururu das Alagoas (peixe grelhado com azeite de urucum sobre sururu ao leite de coco e farofa de castanhas brasileiras)
Harmonização: Kentia Albariño, Rías Baixas, Espanha
Principal: Costelinha de sol (bloco de costelinha de sol ao molho barbecue e cebolas ao vinho com purê de abóbora)
Harmonização: Nanni Reserva Tannat, Cafayate Valley, Salta, Argentina
Sobremesa: Sorvete de rapadura com fios de mel de engenho e farofa de canela
Harmonização: Château Grand-Jauga Sauternes, Bordeaux, França

Saiba mais sobre o Festival de Tiradentes

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes entrou no calendário da histórica cidade mineira em 1998 e elevou o município a uma posição de destaque nacional. Desde então, o evento vem contribuindo para a transformação da economia e movimentando a comunidade local. Só o setor de serviços – restaurantes, pousadas, bares e lojas – cresceu mais de 300% em 10 anos, segundo o IBGE, e já representava, em 2009, mais de 50% do PIB total da cidade.

Hoje o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de 18 países – como Espanha, França, Itália, Argentina, Estado Unidos e Alemanha; registrou a participação de mais de 630 chefs de cozinha, 160 festins e 77.000 pratos servidos nos jantares; viabilizou a presença de chefs de renome internacional; e já envolveu diretamente mais de 5.500 profissionais.Desde 2012, o evento vem investindo no mapeamento da gastronomia nacional por meio da Expedição Fartura Gastronomia. Em três anos, foram mais de 30 mil quilômetros percorridos, em 17 estados brasileiros. O objetivo é pesquisar e levar essa cultura gastronômica para as pessoas.

JANTAR ALAGOAS
Data: 30 de agosto
Horário: 19h30
Restaurante: Via Destra
Endereço: Rua Direita, 156
Reservas pelos números (31) 2516-0333 ou (31) 9965-2505

CURSO “DESMISTIFICANDO CARNES SECAS”
Data: 31 de agosto
Horário: de 13h às 13h45
Local: Pousada Escola Senac
Capacidade: 70 pessoas

Por: Gastrô Comunicação
www.gastrocomunicacao.com

Data de publicação: 19/08/2014

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias