0 comentários fechados

A mais nova atração turística de Holambra, a Cervejaria Schornstein, é opção para turistas interessados em conhecer o processo de fabricação da cerveja e também para quem aprecia chopes especiais, feitos sob a Lei de Pureza Alemã.

A Cervejaria Schornstein, recentemente inaugurada em Holambra, interior de São Paulo, estará com suas portas abertas durante toda a Expoflora 2010, que acontece de 2 a 26 de setembro. Além de visitarem o bar da fábrica, o Schornstein Krug, onde é possível degustar os seis tipos de cervejas produzidas pela marca e também petiscos típicos da culinária holandesa, os turistas poderão conhecer o interior da fábrica. A visita é monitorada por um funcionário da cervejaria, que explica todo o processo de fabricação e ainda oferece ao visitante a possibilidade de experimentar um chope tirado direto da fonte.

Da esquerda para direita: Pale Ale, Pilsen Cristal, Weiss, Pilsen Natural, Bock e Imperial Stout.

A Cervejaria

A nova fábrica da Schornstein marca um importante passo da cervejaria rumo à conquista do mercado paulista. Fundada em junho de 2006, em Pomerode, cidade do Vale do Itajaí (SC) colonizada por alemães, a Schornstein inicia agora o plano de expansão no estado de São Paulo. Além da nova fábrica, o projeto inclui ampliação dos pontos de vendas em bares e restaurantes da capital e do interior, serviços de delivery e bar de fábrica, o Schornstein Krug, que vem para somar à cultura cervejeira e ao roteiro gastronômico do interior paulista.

Schornstein
Concebido no mesmo padrão do Schornstein Kneipe, bar de fábrica da matriz da cervejaria, em Pomerode (SC), o Schornstein Krug (ou bar da Schornstein, traduzindo do holandês) conta com um cardápio de petiscos baseados na culinária holandesa especialmente desenvolvidos para harmonização dos seis tipos de chopes da marca: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Bock, Weiss, Pale Ale e Imperial Stout.

Schornstein Krug
Endereço: Rua Rota dos Imigrantes, 2.301. Holambra/ SP
Fone: (19) 3802-2202 / 3802-1391
Horário de funcionamento: Quinta e sexta das 16h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 22h. Segundas, terças e quartas somente com reservas.
Visita monitorada a fabrica: R$ 6,50.

Os Chopes Schornstein

Schornstein Pilsen Natural

Produzido artesanalmente segundo as Leis de Pureza Alemã de 1516, o Schornstein Pilsen Natural tem um aspecto consistente, sabor caracterizado por um leve amargor e baixo teor alcoólico – 4,5% Alc. O estilo Pilsen é leve, suave e refrescante. Entretanto, embora seja impecável no verão, o Schornstein Pilsen Natural vai muito bem o ano inteiro, acompanhado de pratos leves, como massas e saladas.

Schornstein Pilsen Cristal

Ideal para quem aprecia a leveza no bom chope, o Schornstein Pilsen Cristal é resultado da filtração do Schornstein Pilsen Natural para retirada de leveduras. Caracteriza-se pela suavidade do sabor, aspecto cristalino e baixo teor alcoólico – 4,5% Alc. -, fruto de um processo artesanal de produção e do seguimento da Lei de Pureza Alemã de 1516. Pode ser degustado com pratos mais leves, pouco condimentados, com aromas e paladares mais definidos.
Schornstein Weiss

Seguindo a lei da Pureza Alemã, o Schornstein Weiss leva em sua receita 50% de malte de trigo alemão. Trata-se do tipo de chope mais consumido no Sul da Alemanha, com 5% de teor alcoólico. Possui aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, ideal para ser consumido durante o ano todo. Pode ser saboreado com um belo prato de peixe branco empanado e legumes e pratos condimentados e apimentados, especialmente da cozinha Tailandesa e Mexicana.

Schornstein Bock

De cor escura e tons avermelhados, o Schornstein Bock possui um forte aroma de torrefação, leve adocicado final e considerável teor alcoólico ? em torno dos 7% -, caracterizando-se como um chope forte e encorpado, produzido segundo a Lei da Pureza Alemã de 1516. Originário do norte da Alemanha, o chope do tipo Bock é ideal para ser apreciado no inverno. Nos dias de frio, harmoniza-se bem com um mousse de queijo com calda de goiabada quente. No entanto, pelos seus diversos sabores, é um chope que permite ousadia ao seu apreciador.

Scornstein Pale Ale

Resultado de um processo alta fermentação que pode durar de três a quatro semanas, o Schornstein Pale Ale se caracteriza como um chope de coloração cobre profunda, sabor frutado e forte aroma de malte e lúpulo. Possui 5% de teor alcoólico. Produzido de acordo com a Lei da Pureza Alemã de 1516, esse clássico inglês harmoniza perfeitamente com frutos do mar e peixes mais gordurosos, com amargor pronunciado do chope suavizando a presença da gordura.
Schornstein Imperial Stout

O Schornstein Imperial Stout é produzido, seguindo a lei da Pureza Alemã de 1516, a partir de seis diferentes tipos de malte e dois tipos de lúpulo. Encorpado, o chope traz um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool (8%). Esse tipo de chope confere ao mercado cervejeiro um novo conceito de degustação, similar à do vinho. Harmoniza bem com queijos, carnes de caça, chocolates negros, melões e charutos.

Mais informações: www.schornstein.com.br

Fonte: Guia do Profissional de Hotelaria e Restaurantes

Data de publicação: 03/09/2010

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias