A Cervejaria Colorado lançou a cerveja Demoiselle, uma cerveja escura que leva café em sua formulação. Essa cerveja do estilo Porter, a primeira escura da cervejaria de Ribeirão Preto, é feita com maltes importados da mais alta qualidade e café selecionado da região da Alta Mogiana. Este café é moído e torrado, após é macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro. Com este método o café não perde os seus melhores aromas, devido às altas temperaturas presentes no processo de brassagem.

O nome Demoiselle é uma singela homenagem da Colorado ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade.

 

* Imagem do site

A Demoiselle passou por oito meses de aprimoramento para chegar onde está hoje, envasada, com 6% de teor alcoólico. A produção teve início em pequena escala para permitir os ajustes com ingredientes. Depois disso, foram necessárias três produções industriais inteiras, para adequar o amargor, o álcool, o aroma e o corpo desejado.

A receita desta Porter foi desenvolvida com a colaboração do premiadíssimo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, que seguiu insights do historiador cervejeiro americano Randy Mosher, sobre o uso do café na fabricação de cerveja. A idéia veio de encontro ao estilo da cervejaria, conhecida nacionalmente por produzir rótulos de qualidade com certos toques de brasilidade, assim como fez com sua Appia Colorado, que mistura Trigo com Mel, a Cauim Colorado, uma Pilsen com Mandioca e a Indica Colorado, uma Indian Pale Ale com Rapadura.  

Em breve, o produto será disponibilizado também em forma de chopp.  

Fontes: Cervejaria Colorado e Guia dos Profissionais de Hotelaria e Restaurantes. 

Cervejaria Colorado – Tel:(16) 3941-6757

www.cervejariacolorado.com.br

Data de publicação: 25/09/2008

 

3 Comentários para Cerveja Demoiselle, uma homenagem a Santos Dumont

  1. Puxa, deu vontade de provar.

  2. A viajante disse:

    Eita que agora deu vontade de tomar essas cervejas ai. Hoje é dia!! Quinta-feira!!

  3. Marcelo F Zamp disse:

    Bebi. É maravilhosa, com sabor marcante de café. Imagino que ficaria fantástica com um charuto ou cachimbo.
    Voltei do almoço e nem escovei os dentes para ficar com o gosto da cerveja.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias