No dinâmico contexto da reeducação alimentar, de tempos em tempos, um novo alimento alcança o status de “novidade da vez” por conta de suas propriedades nutricionais superiores. Foi assim com a linhaça, a quinoa e, agora, o amaranto, nobre cereal cultivado na região dos Andes, e que ganha cada vez mais adeptos nos grandes centros urbanos.

O amaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.

O alto valor protéico de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais – e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares é maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e sistema imunológico.

Comercializado em flocos naturais e com forma e consistência similares às da aveia , o amaranto da Vitalin possui certificação orgânica Ecocert e pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.


Fonte: Guia do Profissional de Hotelaria e Restaurantes

Data de publicação: 24/06/2009

 

124 Comentários para Cereal amaranto é o alimento da vez

  1. Rute de Souza disse:

    moro em Guarulhos SP,gostaria de saber quais as redes de hipermercados para compras amaranto?

  2. Rogelio Raimundo Dosouto disse:

    Gostaria saber: qual a quantidade de esqualeno contido no amaranto ?
    Rogelio DE Mairiporã

  3. kelly fonseca disse:

    Ola,.gravida pode consumir?

  4. Aparecida disse:

    Já tem um um ano que consumo o cereal Amaranto, ele é bom mesmo.

  5. Marissa disse:

    Tenho colesterol alto, posso ingerir amaranto, quinua, linhaça e Chia (por exemplo: com arroz integral)? Preciso baixar colesterol e perder peso.

  6. Suely Souza disse:

    Olá! Qual a quantidade ideal do amaranto que devemos consumir diariamente para aproveitar seu benefícios?

  7. Renata disse:

    encontrei o amaranto no site zonacerealista.com.br muito barato!!!o melhor preço que encontrei

  8. Muito bom vou acrescentar em minha alimentação estou acima do peso

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias