Falta de ânimo, cabelo sem brilho, pele sem viço. Você sabia que esses probleminhas podem estar ligados à alimentação inadequada? E mais: ao manter uma dieta balanceada, é possível se livrar desses incômodos.

A geriatra e nutróloga Márcia Franckevicius preparou uma lista com os alimentos que não podem faltar no seu cardápio. Confira e bom apetite!

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Azeite de oliva extravirgem: é fonte de gordura monoinsaturada. Tem ação antiinflamatória e previne contra doenças cardiovasculares.

Amêndoas, nozes e avelãs: são alimentos ricos em magnésio. A falta desse nutriente no organismo impede a absorção do cálcio.

Castanha-do-pará: é abundante em selênio, importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: são fontes de clorofila que melhoram a circulação sanguínea e ajudam a desintoxicar o organismo.

Maçã: possui vitamina C e pectina (principalmente se consumida com a casca), um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no corpo humano.

Morango: tem mais vitamina C que a laranja e é menos calórico. Além disso, é rico em antioxidantes.

Salmão: é rico em ômega 3 e uma excelente fonte de DMAE (antioxidante que tem como função aumentar a firmeza e elasticidade da pele).

Soja: está entre as melhores proteínas de origem vegetal, pois é rica em isoflavonas (substância vegetal de ação idêntica a do hormônio feminino estrógeno). Previne o câncer de mama e protege o organismo de doenças cardiovasculares e osteopenia (redução de massa óssea).

Data de publicação: 22/10/2009

 

5 Comentários para Alimentos para dieta balanceada

  1. Rita de Cassia disse:

    Olá, gostei muito dessas dicas, pois muita gente só se preocupa com a alimentação quando surge algum problema, como na minha casa.

  2. Vilminha disse:

    Muito boa suas dicas.

  3. Vilminha disse:

    Obridada gostei mt das materias.

  4. Olinda disse:

    Muito interessante a materia sabemos que nosso corpo responde pela falta de certos alimentos com efeitos na pele ,cabelo e outros , mas porque não nos reeducar né? Muito bom, parabens..

  5. Patricia disse:

    Adorei a materia, me esclareceu muita coisa.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias