Hipócrates, o pai da medicina, dizia que a comida era seu remédio. Dois mil anos depois, a medicina lhe deu razão: a comida pode ser um medicamento forte. Grupos respeitáveis como o U.S. National Câncer Institute e a New York Academy of Science concordam que a nutrição tem papel vital na prevenção, tratamento e cura de muitas doenças. Recentes artigos atestam que vitaminas, minerais e outras substâncias encontradas nos alimentos protegem contra alguns males, inclusive câncer, diabete, hipertensão, doenças do coração e osteoporose. Dizem, até, que algumas retardam o progresso de certas doenças e previnem deficiências nutricionais. Nos anos 50, chegaram os fast-food e lá se foi a alimentação balanceada… A refeição rápida difundiu-se por todo o mundo com comidas processadas em grande escala, com altos valores calóricos e de muito sódio. Na época, Adelle Davis foi acusada de impostora por afirmar que a alimentação incorreta era uma das causas de muitas doenças. Em 1969, dois médicos canadenses passaram por charlatões por dizerem que a vitamina E ajudava no tratamento das doenças do coração. Hoje ela é ministrada a portadores de marca-passo, pois previne novos bloqueios. Nos anos 70 vários pesquisadores americanos notaram que, apesar da saúde da nação ser satisfatória, doenças de coração e o câncer tinham taxas muito altas em relação a outros países. E buscaram respostas em dietas e estilo de vida. Concluíram que quem vivia em países com dietas ricas em frutas, vegetais e cereais aparentemente tinham menos doenças do coração e câncer. Já a população de países ricos – onde a carne e a batata abundavam e outros vegetais eram, quando muito, usados só como guarnições – era mais vulnerável a essas doenças.

     Cientistas conscientes foram ao fundo e atestaram que as comidas protetoras continham

muitas fibras e baixas calorias. Assim, uma dieta baseada em vegetais resultava em uma proteção maior contra doenças, pois eles são ricos em vitamina A e C e em minerais como potássio, selênio, zinco, magnésio e manganês. Quem se alimenta com eles tem pouca chance de adoecer. 

Radicais Livres

     Radicais livres são moléculas com existência independente, que são produzidas em decorrência do nosso processo de respiração. Do total do oxigênio que respiramos diariamente 2 a 5% se converte em radicais livres desde o nosso nascimento, mas vários fatores como estresse, fumo e alimentação incorreta ocasionam um aumento dos radicais livres que por sua vez propiciam o aparecimento de doenças crônicas como arterosclerose, hipertensão, diabete e outras que podem ser controladas por alimentos com funções antioxidantes. 

Algumas vias de exposição do homem aos radicais livres:

·         Respiratória: vapores de cigarro, poluição de veículo, produção de inotol, fritura sem exaustão, produtos industriais tóxicos.

·         Ingestão de lipídios insaturados, principalmente das frituras.

·         Ingestão de alimentos industrializados.

·         Utensílios utilizados para o preparo dos alimentos.

 

O que usar e o que evitar?!

 Panelas e seus materiais

·         De alumínio: devem ser evitadas, pois desprendem elementos metálicos tóxicos.

·         De vidro: são as melhores, pois não passam resíduos tóxicos aos alimentos.

·         De aço inoxidável: compostas por uma liga de ferro, cromo e níquel, quando aquecidas desprendem alguns elementos metálicos, mas em menos quantidade que as de alumínio.

·         De ferro: pouco recomendáveis pela quantidade de metal inorgânico que liberam.

·         De ágata e teflon: usadas sem o devido cuidado liberam resíduos tóxicos usados no revestimento. Quando descascadas, liberam resíduos de chumbo e estanho. 

Vasilhas e afins

·         De louça e vidro: são as mais recomendáveis.

·         De plástico: evite as amarelas, alaranjadas e vermelhas, pois contém resíduos de chumbo e cádmio que podem se dissolver nos alimentos.

·         De alumínio (inclusive o papel-alumínio) ou outros metais: evite, pois liberam material inorgânico.

·         Sacos plásticos: use só os transparentes. Os coloridos liberam substâncias tóxicas em contato com os alimentos.

·         Esponjas de aço: evite. Deixam resíduos tóxicos (alumínio) com o atrito.

 

 Minerais tóxicos versus nutrientes com ação inibidora

Mineral

Fonte

Nutrientes com ação inibidora

Alumínio

Latas de conservas, panelas, utensílios de cozinha, embalagens de alumínio, papel aluminizado, água encanada, antiácidos, aditivos para plantas, tubos de pasta de dente, aspirina, caixas que acondicionam sucos de frutas e leite longa vida, alimentos refinados, fermento em pó e farinha de trigo branca.

Fibras, vitamina C, cálcio, magnésio, zinco e lecitina.

 

Cádmio

Café, fumaça de tabaco, pilhas, solda, gasolina, plásticos, comida enlatada e aço.

 

 

Enxofre, cálcio, fibras, pectina,

manganês, selênio, zinco, vitaminas C e D.

 

Chumbo

Tintas, tintura para cabelo, gasolina, inseticidas, pesticidas, encanamento – exceto o de plástico -, cerâmica, tubos de pasta de dentes, comida enlatada, solda, fumaça de tabaco e têxteis.

 

Ginseng, lecitina, pectina, zinco, vitaminas A, B1 e B2, vitaminas C, D e E.

Mercúrio

Obturações dentárias, peixes de águas contaminadas, pesticidas, fungicidas, tintas, plásticos e filme plástico.

Enxofre, vitaminas A, B, C e R, Cisteína, algas marinhas (alginato de sódio).

Cobre

Encanamento de água quente, sulfato de cobre, algicidas usados na água de piscina — molibdênio.

Manganês, molibdênio, zinco, vitamina C e bioflavonóides.

Fonte: Livro Receitas Antioxidantes – Margarida Valenzi

 

 

Data de publicação: 09/03/2009

14 Comentários para Alimentos antioxidantes

  1. camila luzia disse:

    quero saber a relaçao de todos os alimentos antioxidantes existentes na ,medicina brasileira sou estudante de enfermagem e estou estudando sobre esses alimentos…

  2. eliane disse:

    o que comprar em mercados? quais os produtos que posso comprar? dê me exemplos com uma lista de supermercado, a sua por exemplo, desde o arroz ate a padaria tudo qual o arroz mais saudavel,oleo,sal,sucos em caixinha aquele ades por ex,suco maguari, extrato de tomate, palmito,atum,azeitonas , etc, etc etc……..

    desde ja agradeço
    eliane tupã sp

  3. elisangela disse:

    olha e muito dificil decorar todas esses alimentos mas vale a pena estudar sobre alimentos.eu estudo enfermagem e estamos fazendo um trabalho sobre esses alimentos.

  4. kleber disse:

    Gostei da matéria. Sou praticante de atividades físicas mas vacilo muito na ingestão de alimentos que beneficiam os radicais livres. Portanto, gostaria de saber se voces tem em mãos e podem enviar a relação dos alimentos que possuem os respectivos nutrientes citados acima? Assim poderei adquirir alimentos mais accessiveis ao meu bolso e valorizar mais a minha saúde.

    Antecipadamente agradeço!
    Kleber M. Oliveira

  5. Franciane disse:

    Gostei muito da matéria.
    Se possível mandem para mim a lista de alimentos antioxidantes, ficarei eternamente grata.
    FRANCY

  6. eu gostaria de saber mais sobre alimentos saudaveis

  7. bruna disse:

    por favor gostaria de obter uma lista com os alimentos antioxidantes.

  8. Napoleão Santana disse:

    Parabéns pelo excelente site.
    Será melhor, c/ todas as comunicação apenas em português. Falo da validação do e-mail, p/ proteção de spam.

  9. samara disse:

    por favor gostaria de obter uma lista com os alimentos antioxidantes

  10. Patricia disse:

    Gostaria de receber a relação dos alimentos antioxidantes.

  11. sandra cristina grappin brazolin disse:

    gostaria de receber a relação dos alimentos antioxidantes.sou vegetariana a 10 anos e me sinto muito bem.só que faz 2 anos que comecei a ter atrose nos dedos das maõs e gostaria de saber quais são os alimentos ricos em magnésio para eu poder fazer um tratamento natural.obrigado aguardo resposta

  12. leyla lima disse:

    Olá, sou estudante do 6 semestre de nutriçao e gostaria d receber de vcs uma lista de alimentos com açao antioxidantes e outros conhecimentos acreca deste assunto. Agradeço antecipadamente.
    Leyla Lima

  13. luciana disse:

    Gostaria de receber a lista de alimentos antioxidantes.

  14. sabah rajab disse:

    Mto importante estas dicas! Quero saber mais, principalmente sobre as quantidades diárias de cada fruta, cada alimento,etc.Vocês podem me enviar? Desde já fico muito agradecida!

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias