Segundo a legislação vigente em nosso país, a “Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável“. (RDC nº39, de 21 de março de 2001). Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Pirâmide Alimentar Adaptada: guia para a escolha dos alimentos – S.T.PhILIPP et al.


– Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

– Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

– Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada

por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (n

as quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.

– Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.

– Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.


Alimentação e Doenças Crônico-Degenerativas


As doenças crônicas não transmissíveis são hoje, no Brasil, as maiores causas de morte. Dentre elas, podemos citar as doenças cardiovasculares, cânceres, colesterol e triacilgliceróis sanguíneos elevados, pressão alta, diabetes e obesidade. O aumento considerável destas doenças se deve, principalmente, ao estilo de vida que a maioria da população leva, ou seja, uma vida sedentária e o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e pobres em fibras e antioxidantes.

A alimentação adequada, da infância até a fase adulta, pode diminuir os riscos destas doenças: o consumo de quantidades adequadas de cada grupo de alimentos deve suprir as necessidades energéticas, ao mesmo tempo em que, as necessidades de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (principalmente em carnes gordas), gorduras hidrogenadas (margarinas, pastelarias e sorvetes) e açúcares (doces, refrigerantes e sucos industrializados).

A moderação no hábito alimentar cotidiano tem maior importância que o consumo ocasional excessivo. Entretanto, as pessoas não devem exagerar em eventos sociais como festas e churrascos, ocasiões em que se consomem maiores quantidades de alimentados não saudáveis, principalmente, se isso for muito frequente.

Estes cuidados podem prevenir o aparecimento e controlar as doenças crônico-degenerativas, mas o nutricionista deve ser consultado, principalmente, por indivíduos com diabetes, colesterol ou triacilgliceróis altos, doenças renais ou de fígado, pressão alta, pois necessitam de orientações específicas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.

Data de publicação: 24/04/2010

42 Comentários para Alimentação saudável – Grupos de alimentos e pirâmide alimentar

  1. MARLENE COIMBRA disse:

    DESEJO RECEBER POR EMAIL UM CARDAPIO PARA MANTER A MINHA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL COM CAFE DA MANHA ALMOCO E JANTAR.

  2. raquel picelli disse:

    Gostaria de receber um cardápio para a semana, com 6 refeições que é preconizado, sou diabética I I, trabalho fora o dia inteiro.Desde ja obrigada.

  3. Wilson disse:

    Etá! preciso mudar a posição dos alimentos na minha pirâmede.

  4. marilene disse:

    minha mae e diabetica e hipertensa e esta emagrecendo e nao tem apetite quero saber como devo fazer para ajuda-la .

  5. rosana cristina disse:

    gostaria de receber quais os alimentos devo consumir tenho diabetes quantidades de frutas verduras por favor mande um cardapio.

    • Rosaria barradas disse:

      Bom dia
      Sou diabetica e gostava de receber um cardapio, para que me oriente, tenho vezes já nao saber o que comer, para os ter controlado.
      obrigado

  6. rosana cristina disse:

    gostaria de receber quais os alimentos devo consumir tenho diabetes, quantidades de e carboidratos frutas verduras por favor mande um cardapio.

  7. nilzapinheiro disse:

    preciso urgente de uma tabela alimentar p diabetico.grato

  8. Gostaria de receber um cardápio adequado para minha alimentação, tenho diabete tipo 1 e faço tratamento com”interferon e ribavirina” p/hepatite C.Obrigada.. EDITE

  9. amanda disse:

    eu achei muito 10!

  10. cleide disse:

    bom dia descobri que meu açucar e alto a gora gostaria que mim mandas-se uma dieta tenho 48 anos

  11. lauren disse:

    minha alimentao nao tem nada aver com isso mas eu adorooooo frutas

  12. doutor eu estou com minha diabetes a 208 gostaria de saber a dieta que eu tenho que seguir muito obrigado

  13. maria helena disse:

    quero saber como posso fase uma dieta diabetica

  14. valdete de souza disse:

    por favor me mande comentarios somente sobre diabetes e dietas e receitas para diabticos outras eu nem quero receber para nãpo sofrer por não poder come-los
    bjs e obrigada

  15. vilma.amancio60@hotmail.com disse:

    gostaria de receber dieta para diabeticos,inclusive com as substituições de alimentos

  16. Cida Mauro disse:

    Já faço reeducação alimentar mas por tratamento muscualr estou tomando por pouco tempo prednisona que como efeitos colaterais aumentam Colesterol e glicose que acusou saindo do nível desejado(164) e não quero aumentar ,quero corrigir com alimentos. Cardápio para 6 semanas vou ficar muito agradecida
    Cida Mauro

  17. Wendel Coltro disse:

    Olá gostaria que vocême ajudasse a fazer um dieta,com café da manhã,almoço,jantar.Trabalho atarde então quase nao como muito.

  18. ivonete borges disse:

    Olá , tenho 39 anos 66 kg e um metro e cinquenta e dois gostaria de uma dieta para perder 13 kg ja faço exercicio fisico mais ta dificil emagrecer, obrigado.
    ivonete.

  19. tenho dificuldade de fazer o cardapio senanal sou diabetica estou acima do peso presiso jogar fora mais ou nenos 15 klpode me ajudar

  20. mariana batista duarte disse:

    Desejo receber por email um cardapio para uma alimentaçao para diabéticos.
    cafe da manha
    lanche
    almoço
    lanche
    jantar
    lanche

  21. Sabrina Caren disse:

    Olá! adorei de verdade tudo isso aqui, boas informações pra tirar nossas dúvidas já que não podemos contar muito com o sistema público de saúde de nosso país né!Tenho 30 anos sou diabética e tenho alterações na pressão arterial e meu colesterol também não tá uma maravilha… gostaria de saber com faço pra receber dicas e um cardápio elaborado pra uma pessoa em minha situação, um cardápio que seja bom e barato. Aguardo respostas e desde de já agradeço por sua atenção. Beijos!

  22. oi!meu marido tem diabetes gostaria de receber opções de cardarpio para poder ajudar na sua alimentação

  23. Lia Regina Barreto Pedreira disse:

    Boa noite;
    Fiz agora recente um exame de rotina, foi constatado que produzo insulina, mas tenho resistência ou seja,é um pulo para diabetes.Estou tomando medicação e fazendo dieta para um controle até que eu faça novos exames daqui a um mês.Gostaria que vcs me enviassem um cardápio do que devo comer, inclusive as frutas.
    Deste já, agradeço a atenção.

  24. Leila disse:

    cardapio de refeições para
    diabetico e colesterol bom e ruim
    obrigada

  25. por favor acabei de descobrir que tenho diabetes gostaria de um cardapio barato pois trabalho fora e nao tenho boa condiçao financeira entao me ajude por favor desde ja obrigada.

  26. nalva reis dos santos disse:

    gostaria de receber por email cardapio to inicio de diabete

  27. alaide ferreira aguiar disse:

    gostaria de receber cardapiodo cafe da manha, almoço e jantar,pois meu filho tem baixo peso e nao estou sabendo o que dar para comer pois a diabete dele e muito alta.

  28. Waldete disse:

    Quero receber dicas e cardápios para diabéticos, pois meu marido está com diabetes.

  29. kesia disse:

    desejo receber tudo oque devo comer de dia ate a noite,descobri que estou com um problema no figado e desejo saber se a minha alimentação será mudada pois só faz 3 anos que descobrir que tenho o diabetes.

  30. Dieta disse:

    Com tantos alimentos industrializados, cheios de gordura e sódio, fica muito difícil seguir a regra básica da pirâmide alimentar. Precisamos mudar.

  31. willian dos santos gomes disse:

    eu como de tudo , mas eu quero ter uma alimentação saudavel.Oque eu tenho q comer mas sendo barato.minha glicose esta subindo muito por isso

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias