Sono reparador, alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos com regularidade são os segredos para manter um estilo de vida saudável e de qualidade. Entre estes fatores, a alimentação é um componente que merece destaque, especialmente porque oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Quando realizada de forma equilibrada e variada, pode auxiliar na prevenção de doenças, na melhora da disposição e na imunidade, além de gerar mais energia para todas as atividades do dia a dia.

Algumas práticas simples devem ser incorporadas à rotina alimentar a fim de garantir todos nutrientes importantes para a saúde.

• Após uma boa noite de sono, tenha um café da manhã completo

A primeira refeição é essencial para fornecer energia, aumentar a disposição e ainda reduzir a fome no decorrer do dia. Para garantir um café da manhã saudável, é importante incluir, diariamente, pelo menos uma fonte de carboidrato (pães, biscoitos, torradas e cereais), uma fonte de proteína (leite e seus derivados ou embutidos magros) e uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, que podem ser encontrados nas frutas ou nos sucos naturais.

• Fracione

Fracionar as necessidades nutricionais em duas refeições completas e pelo menos duas intermediárias, estimula o funcionamento do corpo, além de promover maior saciedade e assim reduzir a fome antes das principais refeições, facilitando o controle da quantidade de alimentos ingeridos.

• Cinco ao dia

Frutas, legumes e folhosos são ótimas fontes em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes essenciais na produção de energia, no bom funcionamento do intestino e na imunidade. São importantes para prevenção de diversas doenças e têm participação ativa na qualidade de vida. Um suco natural no café da manhã, um prato de salada e uma fruta de sobremesa no almoço, uma fruta no lanche da tarde e uma porção de legumes no jantar, por exemplo, garantem o mínimo necessário para estes benefícios.

• Energia

O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso corpo, e por isso, não pode faltar na rotina alimentar. É considerado um importante combustível para o cérebro, os órgãos, os músculos e o sangue – a falta de carboidratos na infância, por exemplo, pode levar à fraqueza, déficit de crescimento e baixo rendimento escolar. Está presente principalmente nos pães, biscoitos, bolos, cereais, arroz, massas, tubérculos e farinhas, alimentos que devem ser distribuídos ao longo das refeições do dia.

• Beba água

Manter-se bem hidratado é fundamental. A água participa de todas as funções do corpo, além de auxiliar no controle da temperatura corporal e, ainda, garantir a saúde da pele, dos rins e do intestino. Além da água, boas opções são os chás, os sucos naturais ou a água de coco. Faça a sua escolha e mantenha-se hidratado.

• Cálcio diariamente

Os lácteos não devem faltar na rotina alimentar, por serem ótimas fontes de cálcio e proteínas. O cálcio é fundamental para a manutenção da saúde dos ossos e as proteínas auxiliam no crescimento, cicatrização e formação de tecidos. Para alcançar esta recomendação, basta incluir, por exemplo, uma fatia de queijo no café da manhã, um iogurte no lanche da tarde e um copo de leite antes de dormir.

• Variedade para o equilíbrio

Com uma alimentação variada, é mais fácil garantir os nutrientes importantes para o seu corpo. As fontes de vitaminas e minerais apresentam cores específicas e, por isso, é fundamental incluir diferentes tipos de alimentos na rotina e manter uma dieta colorida. Controlar as quantidades de acordo com as necessidades individuais também é essencial para o controle do peso e manutenção da saúde.

Fonte: RG Nutri, consultoria Nutricional.

Data de publicação: 29/07/2010

 

4 Comentários para Alimentação saudável e qualidade de vida

  1. muito bom para ajudar quem precisa…..

  2. javila disse:

    muito legal este site,mas acho que deveria ter os cardápios,hábitos,sei lá…mas coisas,mas é muito legal.

  3. hillary disse:

    ese site poderia ter um cardapio com o que podemos comer .e o que nao podemos comer

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias