Mais uma quentinha para nossos leitores: a Abrasel divulgou nota sobre a abertura oficial do Festival Brasil Sabor em Brasília. Confiram!

A partir do dia 15 de abril os apreciadores da gastronomia brasileira poderão se “fartar” com as milhares de opções de pratos especiais que serão oferecidos pelo Festival Brasil Sabor em mais de 300 cidades brasileiras. Imaginação é o que não vai faltar e os chefs usaram de muita criatividade para elaborar algo inédito aos seus clientes. O evento, que acontece entre os dias 15 de abril e 15 de maio, foi aberto oficialmente no dia 13/04 numa grande festa, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Durante a festa de lançamento, organizada para receber dois mil convidados, foram montadas 80 ilhas para degustação dos pratos participantes do festival em Brasília, sendo que 79 ilhas eram dos restaurantes envolvidos e uma do Iesd (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino), com a participação dos alunos de gastronomia. Nos estados acontecerão festas de lançamento locais do festival durante toda a semana. Além de saborear as delícias do festival, os convidados tiveram serviço livre de bebidas por conta da Miolo, Valduga, Compar e Ambev (trazendo à frente a Bohêmia, que sugere de harmonização de todos os pratos do festival com suas cervejas).

Segundo o ministro do Turismo, a idéia potencializa o casamento entre gastronomia e turismo e será fundamental para a movimentação do mercado. “A parceria entre MTur, Abrasel e Sebrae tem estimulado projetos que reforçam o empreendedorismo e a promoção da gastronomia como indutora do turismo. Estamos otimistas para o sucesso dessa iniciativa”, disse Luiz Barretto.

O Festival

Para valorizar a história de amor entre os Chefs de cozinhas e suas criações, as lembranças e sensações despertadas pelos ingredientes e temperos a quinta edição do Brasil Sabor terá como tema central “Sabores que contam histórias”. O festival é promovido em parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), dos Ministérios do Turismo e da Pesca e Aqüicultura e do Sebrae. “Esta ação, que faz parte do Movimento Brasil Sabor, tem como objetivo a valorização da gastronomia brasileira como um importante diferencial competitivo para o turismo no país. Além disso, o festival propicia também investimentos na qualificação para o alimento seguro e melhoria dos serviços prestados” , conta o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

Repetindo o sucesso das edições anteriores, os estabelecimentos participantes vão oferecer ao público, a preços diferenciados, durante todo o período do evento, um prato específico, que melhor represente a “Comida do Lugar” levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições de cada região e as histórias e referências que cada Chef tem na elaboração de seus cardápios. Os pratos serão servidos nos próprios restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento.

O Festival Brasil Sabor é um convite irrecusável às pessoas de todo o setor produtivo e a todos que querem conhecer as maravilhas gastronômicas brasileiras. Eventos como este, onde todos os estados do Brasil participam simultaneamente, é um dos melhores meios para mostrar não só o que temos de melhor em nossa gastronomia, mas também as belezas das cidades envolvidas com o festival” , avalia o presidente da Brasíliatur, João Oliveira.

O grande número de estabelecimentos que aderiram ao projeto em Brasília, o maior desde a primeira edição, foi uma surpresa até mesmo para a organização. “Este ano, temos todos os sabores para conquistar o público. Ravioli de lagosta, pato, bacalhau e coelho. Vai ser a melhor de todas as edições” , afirma o presidente da Abrasel–DF Sérgio Pereira Zulato.

Promoção especial para o cliente

Este ano, o festival traz uma promoção especial para o cliente. Em dias e horários determinados por cada estabelecimento participante, quem pedir o prato do Brasil Sabor ganha outro prato como cortesia. A promoção valerá apenas no horário definido por cada restaurante. “A expectativa para este ano é que o evento seja um dos melhores que já realizamos. Além do tema ser bastante interessante, esta promoção com certeza dará mais razão para que o público participe do festival” , aponta o diretor executivo da Abrasel-PE, Valter Jarocki.

Para degustar os sabores do festival, o público pode obter a relação de restaurantes participantes, com endereço e horário de funcionamento, que estará disponível no site oficial do evento e também no Festival Brasil Sabor 2010 – Restaurantes e Bares em Brasília. Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes, com descrição do prato, foto e preço. O internauta pode ter acesso também às receitas de cada um deles. Na edição do ano passado o portal Brasil Sabor, somente durante o período do evento, contabilizou 10 milhões de hits em acessos.

É feita também, especialmente para o evento, a versão impressa dos Guias de restaurantes do festival que são distribuídos gratuitamente em todo o país, sendo que cada estado terá o seu, personalizado. Este material pode ser encontrado em locais de fácil acesso, como hotéis, postos de informações turísticas, aeroportos, cinemas e nos próprios restaurantes participantes.

Em 2009, foram ao todo 1.373 restaurantes, em 248 destinos turísticos de 26 estados do país, envolvidos nesta ação.

Fonte: Abrasel- DF

Data de publicação: 14/04/2010

 

1 Comentário para Aconteceu em Brasília abertura nacional do Festival Brasil Sabor 2010

  1. Graziella disse:

    Olá, gostaria de saber os horários promocionais dos restaurantes participantes. Onde encontrar?

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias