Com a chegada da primavera, as temperaturas sobem e com elas aumenta a vontade de pratos leves e os vinhos mais frescos e frutados. Assim, brancos e rosés voltam a encantar o paladar de todos, como os portugueses alentejanos Alentex e Porta do Castelo, que chegaram ao mercado brasileiro neste ano.

Os vinhos Alentex e Porta do Castelo são elaborados por dois dos principais enólogos de Portugal na atualidade – José Fonseca e Luís Duarte – priorizando as uvas típicas do Alentejo, região que vem se destacando pela alta qualidade de seus vinhos e já responde por 40% do mercado português. A Região do Alentejo, no Sul de Portugal, cobre quase um terço da área total do País. É uma Região conhecida e valorizada pela riqueza da sua terra, a beleza da paisagem, a preservação ambiental única na Europa e a vasta herança cultural e arquitectónica.

A imagem típica do Alentejo consiste numa vasta planície ondulante, ponteada por pequenas cidades de casas caiadas, cada qual com o seu Castelo Gótico ou Palácio Barroco, lembrando aos visitantes o seu passado feudal.

Para a primavera brasileira, a Enoforum (empresa formada pelas 6 principais vinícolas do Alentejo ) sugere os vinhos Alentex Branco 2006 DOC (uvas Antão Vaz e Arinto) e Alentex Rosé 2006 DOC (uvas Castelão e Aragonês vinificadas em rosé), que acompanham muito bem pratos leves à base de peixes e frutos-do-mar em diversos preparos, carnes brancas em geral com diferentes acompanhamentos e vários queijos. Frutados e refrescantes, são ótimas pedidas também para coquetéis, aperitivos e happy-hours.

Outra sugestão da Enoforum é o vinho Porta do Castelo Branco 2005, vinho regional elaborado com as uvas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, é uma excepcional opção para o dia-a-dia por harmonizar com diversos pratos e petiscos e pela excelente relação qualidade-preço.

Débora Ribeiro – debora.eco@uol.com.br
Jornalista responsável – cel: (0xx11) 8415-0593

Fonte: GPHR News

ENOFORUMwww.enoforumwines.com
Distribuidor em São Paulo:
Santali – Tel.: (0xx11) 5685-5570
Responsável pela importação:
Transaexwww.transaex.com.br

Data de publicação: 09/10/2008

 

2 Comentários para A primavera atrai vinhos alentejanos para o Brasil

  1. Nivania Lopes disse:

    Queridos amigos Lady e André
    ADOREI O SITE agora!!! Tá muito melhor!! Nota 10. Parabéns, Qur \deus ilumine vcs sempre!! Bjs, Nivania e Daniel

  2. Dr.Frederico disse:

    Muito boa a matéria. Adoro vinho e gostaria de uma matéria sobre os melhores tipos de vinho para se degustar.

    Parabens pelo site.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias