Perca com o Corpo de 21

Em 31 de março é comemorado no país o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Porém, na verdade, não há muito que comemorar. Uma edição recente do programa Globo Repórter mostrou como a obesidade está se tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro. No jornalístico foi apresentada uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde que revelou números alarmantes: a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país. Outro dado importante apresentado foi o de que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

 

Assim, nada mais importante que usar o dia 31 como um lembrete de que sem saúde não vamos muito adiante. É preciso repensar hábitos, ter coragem e força de vontade para mudar e criatividade para manter essas alterações no dia-a-dia. Vivemos numa época em que a maioria corre contra o tempo para dar conta de tantas atividades e obrigações, mas é preciso cuidar de si próprio, se alimentar com prazer e de forma saudável, sem esquecer que também é preciso cuidar do corpo praticando alguma atividade física.

A nutricionista da Nutrhouse (Vitao/Delakasa), Ellen Yonobi, enfatiza: “os hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa, para que possam ser realmente praticados. Podemos, por exemplo, seguir as orientações do Guia Alimentar desenvolvido pelo Ministério da Saúde”.

Abaixo, os 10 passos sugeridos pelo MS com os comentários de Ellen:

1) Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Assim não terá a sensação de fome e evitará exageros.

2) Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Os cereais são grande fonte de energia. Os grãos integrais contêm quantidade significativa de fibras, causando maior saciedade.

3) Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Possui grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Auxiliando no funcionamento do intestino, fortalecimento das células de defesa, mantendo a saúde.

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. O arroz branco é muito popular na mesa do brasileiro, porém não contém as mesmas propriedades que o integral, pois tem a casca retirada e é altamente polido. Já o integral preserva suas camadas externas, onde se encontra maiores concentrações de proteínas, lipídios, fibra, minerais e vitaminas, principalmente do complexo B.

5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! São fontes de proteína, mantém nossa estrutura, além de formarem anticorpos.

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Devemos limitar a porção uma vez que são alimentos ricos em calorias, com grande quantidade de gordura saturada, é importante fazer uma escolha adequada de óleo para cada tipo de preparação. Sendo que o azeite deve ser utilizado somente para preparações frias (saladas e após a cocção) e os óleos vegetais devem ser utilizados para refogar, evitando assim as preparações fritas (isso para não ultrapassar a recomendação diária).

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
Isso porque esses produtos possuem alta quantidade de sódio, corantes, gorduras saturadas e açúcares, e pouca quantidade de fibras. O consumo excessivo pode acarretar em obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras patologias.

8 ) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
A alta quantidade de sal dará um melhor sabor, porém, poderá causar hipertensão. Por isso devemos utilizar temperos naturais (salsinha, coentro, salsa, tomilho).

9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água, devemos nos hidratar (mesmo sem a sensação de sede) para que não ocorra a desidratação. Essa quantidade de água ainda auxiliará no melhor funcionamento do trato intestinal.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Vale lembrar que bebidas alcoólicas também possuem calorias.

Divulgação: in the press comunicação – Tel.: (11)3667-6048 / 3662-2434 / 9245-6501
Cármen Guaresemin – carmen@inthepress.com.br
Nathalia Lambert – nathalia@inthepress.com.br

Data de publicação: 31/03/2011

2 Comentários para 31 de março – Dia nacional da saúde e nutrição

  1. juslei da silva disse:

    Achei os comentários edificantes sobre a saúde ,frutas e verduras e principalmente sobre a diabetes.

  2. juslei da silva disse:

    Achei muito edificante sobre tudo que li nessa pagina.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Deixe seu Comentário





* Campos obrigatórios

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias