0 comentários fechados

A edição 2012 do evento traz como tema central uma expedição gastronômica por seis estados brasileiros

O 15° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, em Minas Gerais, um dos eventos de gastronomia mais importantes do país acontece este ano entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro. O tema desta edição é a riqueza da gastronomia brasileira e seu potencial econômico. Para isso o Festival realizou entre os meses de abril e junho a Expedição Gastronômica Brasileira que percorreu seis estados, realizando um mapeamento das cadeias produtivas, desde o produtor aos chefs.

A expedição foi em busca da diversidade de ingredientes regionais e conferiu de perto a história, tradições e dedicação dos produtores, além de provar receitas únicas que compõem o patrimônio gastronômico nacional. O conteúdo obtido durante as viagens será publicado em um livro com texto da jornalista especialista em gastronomia Guta Chaves, que será lançado durante o Festival. A pesquisa também foi documentada em fotos, vídeo e diários de bordo e está disponível no site www.culturaegastronomia.com.br.

Durante os dez dias de evento, como de costume, toda a cidade de Tiradentes entra no clima do Festival que se divide entre os disputados festins – jantares especiais preparados por chefs brasileiros e internacionais que acontecem as sextas e sábados – e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os restaurantes, considerados os melhores de comidas típicas de Minas Gerais, também preparam pratos especiais em comemoração ao evento.

Entre os destaques dos festins dessa edição, está o chef espanhol Jordi Roca do Restaurante El Celler de Can Roca em Girona, Catalunha, na Espanha, eleito o segundo melhor restaurante do mundo pela revista britânica “Restaurant”. Designado “o confeiteiro”, Roca produz uma gastronomia de sentidos e é especializado na “cozinha da fumaça”. Audacioso, movimentou o cenário gastronômico internacional com os perfumes comestíveis: sobremesas que remetem a aromas de fragrâncias famosas como Calvin Klein, Gucci e Channel.

A Expedição Gastronômica também compõe os Festins, dois chefs, um de cada estado, irão preparar em conjunto um menu especial. Pernambuco e Amazonas serão representados pelos chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Felipe Schaedler (O Banzeiro); Rio de Janeiro e Ceará por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e Marco Gil (Sah) e Minas Gerais e Rio Grande do Norte por Ivo Faria (Gosto com Gosto) e Tadeu Lubambo (Camamo).

O Festival foi buscar também o melhor da alta gastronomia no Chile, Venezuela e Peru. Participam do evento os chefs Matias Palomo (Sukalde) e Tomás Olivera (Restaurant Casamar) de Santiago; Sumito Estévez (Sumito) e Nelson Méndez (Biarritz) de Caracas e Diego Muñoz (Astrid & Gastón) e Virgilio Martínez (Central Restaurant), de Lima.

Uma novidade desta edição será a feira livre, que contará com exposição e venda dos produtos regionais encontrados durante a expedição. Os chefs dos respectivos estados irão preparar pratos utilizando ingredientes típicos, que serão vendidos a preços populares.

A Programação cultural assim como a gastronômica segue a temática da expedição e inclui grupos musicais, artistas de teatro e circo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas. Apresentações de chorinho, MPB, jazz e outras músicas instrumentais também fazem parte da programação e são gratuitas.

Com ruas de pedra, arquitetura colonial e monumentos históricos Tiradentes é ideal para ser percorrida a pé, sem pressa. A charmosa cidade também se destaca no artesanato e decoração, com a fabricação de móveis rústicos e esculturas em madeira.

O Festival

Criado em 1998 com intuito de reunir chefs e artistas conceituados, o Festival é considerado um dos maiores eventos de alta gastronomia do país. Nas edições anteriores, passaram por lá profissionais estrelados de diversas partes do mundo como Espanha, França, Itália, China e Japão.

Além de promover o turismo, o Festival vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento da histórica cidade mineira. Tiradentes vem recebendo cada vez mais investimentos do evento e de outros parceiros, principalmente nas partes de infraestrutura e preservação.

Nesta edição mais uma vez parte da renda dos jantares irá ser doada para a contratação do Plano Viário da cidade, que tem como objetivo ordenar o trânsito, o fluxo de veículos leves e pesados e aprimorar a qualidade das vias, ruas e estradas.

Em 2012, a construção dos espaços foi idealizada com material reciclado, além da implantação de coleta seletiva de lixo durante todo o festival. Os banheiros químicos foram substituídos por contêineres ligados diretamente a rede de esgoto. Todas essas medidas foram em função da preocupação ambiental.

O evento tem patrocínio e apoio de empresas como, Bradesco, Nestlé, Fiat, Verdemar e Bassi.

gastronomia tiradentes

Fonte: Guia GPRH

Data de publicação: 09/07/2012

 

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias