Estes passos podem e devem ser seguidos por toda a família. O ideal é tentar fazer um passo de cada vez. Escolha aquele que será mais útil para você e procure segui-lo todos os dias. Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, então comece a tentar um outro.

 

Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os pelo menos 5 vezes por dia.

As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras, inicie seu consumo aos poucos e vá aumentando de acordo com suas preferências.

 

Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.

O feijão é um alimento rico em ferro, fibras, e proteína. A tradicional combinação no prato dos brasileiros, o arroz e feijão, apesar de parecer simples, forma uma dupla muito nutritiva.

 

Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.

Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Evite o consumo de alimentos com grandes quantidades de óleos, o ideal é não usar mais que uma lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas. Também é importante evitar frituras e alimentos que levam gorduras como margarinas com gorduras trans, banha ou manteiga.

 

Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.

O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue, que chamamos de hipertensão. Siga essas dicas: não coloque o saleiro na mesa, assim você evita adicionar o sal na comida pronta. Evite temperos prontos, reduza o consumo de alimentos industrializados, embutidos como mortadela, presunto, lingüiça etc. Todos eles têm muito sal.

 

Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.

Em excesso o açúcar se transforma em gordura colocando em risco seu peso. Além disso, aumenta a probabilidade de ocorrência de Diabetes.

 

Faça pelo menos 3 refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições.

Para o lanche e sobremesa prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar”, isto vai ajudar você a controlar seu peso.

 

Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário.

Bebidas alcoólicas fornecem calorias, mas não nutrientes, por isso engorda e causa outros problemas para a nossa saúde. A melhor bebida é a água, beba muita água durante o dia, no mínimo 8 a 10 copos.

 

Aprecie a sua refeição devagar.

Faça das refeições um ponto de encontro da família. Evite se alimentar assistindo TV. Mastigue bem os alimentos, pois facilita a digestão, além de proporcionar maior saciedade. Coma alimentos variados, assim você garante todos os nutrientes necessários para o seu corpo.

 

Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis, verificando se seu IMC está entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

O IMC (Índice de Massa Corporal) mostra se o seu peso está adequado para a sua altura. É calculado dividindo-se o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado. Dentre outros benefícios, a manutenção de um peso saudável reduz o risco de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

 

Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias.

Além de combater o excesso de peso e o acúmulo de gordura, a atividade física melhora sua auto-estima, sua disposição e aumenta a qualidade e a expectativa de vida.

Descubra um tipo de atividade física agradável! O prazer também é fundamental para a saúde!

Fonte: folheto “Como ter uma alimentação mais saudável?”, elaborado pelo CASA/NUT/UnB.

www.unb.br/fs/casa

Data de publicação: 09/10/2008

 

3 Comentários para 10 passos para uma alimentação mais saudável

  1. Ju disse:

    É fácil, mas é difícil conseguir seguir essas dicas… mas eu tento e vou coloca-las impressas na minha geladeira 🙂
    Valeu!!

  2. Rodrigo Piva disse:

    Ótimas dicas! Não é tão difícil manter uma alimentação saudável, basta um pouco de boa vontade e disciplina para seguir as dicas.
    Abraços

  3. admin disse:

    Pois é pessoal, a tal da disciplina é fundamental mesmo… Para muitas coisas na nossa vida.

Insira seu email no campo abaixo para receber nossas dicas e notícias

Insira seu email no campo abaixo para
receber nossas dicas e notícias